
Paradigma é, de forma simplificada, a forma como "vemos" o mundo, como o percebemos, como o compreendemos e interpretamos. É o nosso Mapa da Vida.
Penso que você seja muito esforçado, determinado, eficiente, têm atitudes positivas, se empenha para fazer as coisas... Imagina você sendo assim e tentando chegar a um determinado lugar. Por mais que você seja um padrão, se tiver em mãos um mapa errado, jamais chegaria, este seria seu problema fundamental.
Nossa mente é formada por muitos mapas, que dividimos em: modo como as coisas são e modo como as coisas deveriam ser. E, interpretamos todas as nossas experiências à partir destes mapas mentais. Raramente questionamos sua exatidão e, com freqüência, nem percebemos que estamos utilizando-os. Apenas assumimos que a maneira como vemos as coisas é do modo como são realmente ou como deveriam ser e pronto. Assim, nossas atitudes e comportamentos derivam destes pressupostos.
A maneira como vemos o mundo é a fonte de nossa forma de pensar e agir.
Poderíamos tentar mudar nossas atitudes e comportamentos exteriores, contudo não teria muita validade a longo prazo, se deixássemos de examinar os paradigmas básicos a partir dos quais estas atitudes e comportamentos são gerados. Basicamente, não adianta querer mudar o que você faz, sem mudar o que você é, sem mudar a maneira como você vê o mundo.
E porque eu precisaria mudar quem eu sou? Porque temos a tendência para pensar que o mundo é como o vemos, as coisas como elas são, mas na verdade vemos como nós somos, como fomos condicionados a ver.
Quanto antes nos conscientizarmos de nossos paradigmas e como eles nos influenciam, mas abertos estaremos à confrontá-los, obtendo assim uma visão mais abrangente e objetiva.
Quais são os seus Paradigmas?
Quais são seus Mapas?
Onde você quer chegar?
O que diz para você que determinada coisa é impossível?
Pense que, se você muda o modo como vê as coisas, pode mudar totalmente seu mapa, pode surgir novos caminhos, novas possibilidades. Não tente mudar suas atitudes e comportamentos, sem antes mudar quem você é, como percebe as coisas, sem esquecer que você vê da forma que você é.
Se você é prospero, irá ver prosperidade, oportunidades. Se você é medíocre, verá problemas, desculpas, dificuldades.
Determine-se à mudar seus paradigmas e abra portas a novas possibilidades.
Gostaria de deixar uma frase de Andrew Carnegie:
Há muitas pessoas vivendo numa prisão imaginária, são os prisioneiros de suas próprias mentes, ali jogados pelas limitações impostas a si mesmas, aceitando a pobreza e a derrota.
trechos do livro: Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes.
Asllan Maciel
0 comentários:
Postar um comentário